quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

5 - AIKIDO - Um sistema, muitas aplicações

Que é Aikido?



Etimologicamente, Aikido é uma palavra de origem Japonesa que pode se descompor em três partes:

Ai: Harmonia, União.

Ki: Energia, Vitalidade, Força vital.

Do: Caminho, Senda, Método.

Poderia traduzir-se como Método de reconhecer e usar a energia própria e externa por meio da Harmonia

Ou mais metaforicamente, "O caminho da união com a Energia Universal".

Com as palavras Do e Ai, não existem problemas em quanto ao entendimento Ocidental do significado que em Oriente lhe é dado.

Infelizmente, não se pode dizer a mesma coisa da outra palavra, o Ki.

A tradução mais aproximada seria Energia, mas a quantas coisas define esta palavra hoje em dia em ocidente?

Para um físico clássico é Trabalho X Distância.



Para um leitor de divulgação científica é Massa X velocidade da luz ao quadrado E=MC2



Para uma pessoa comum é a eletricidade, as centrais atômicas, o calor.



Para um místico ou um praticante de métodos new age é a expressão do espírito em relação ao meio que rodeia ao corpo que o contém.



Aqui encontrarmos um problema: a qual energia referir-se-á a palavra Ki?

Se continuarmos por este caminho, não conseguiremos conhecer nada mais do Aikido, (aliás muitos intelectuais ocidentais já o tentaram, com resultados que em general confundem mais do que aclaram).

Em princípio, não vamos tomar posição por nenhuma das definições possíveis de energia, sem eliminar nenhuma delas, senão permitindo que cada um use a que mais o represente.

Praticar Aikido é realizar uma série de técnicas que derivam dos antigos métodos utilizados no oriente para preparar aos guerreiros e dirigentes.

Estes métodos, provenientes de China e adaptados depois no Japão, baseavam-se em que mas que um manual de técnicas estruturadas, o que definia a vitória ou derrota de um combatente era sua atitude mental.

Por isso, começaram a unificar as técnicas com sistemas de regras disciplinarias e morais (baseadas no Confucionismo e Taoísmo Chineses e depois no Zen japonês) que garantiam que o soldado treinasse de igual forma seu corpo, sua mente e seu espírito.

A evolução destes métodos desde aproximadamente o 1200 de nossa era, tiveram um salto qualitativo depois da derrota do Japão na segunda guerra mundial.

Ficava claro que era praticamente impossível se opor às armas de fogo com os métodos antigos.



Japão, sumido numa terrível depressão econômica e moral, procurou uma forma de dirigir sua população, e as antigas Artes Marciais voltaram a ser objeto de estudo dos altos dirigentes.

Conquanto, sua eficácia na luta estava em dúvida, os resultados colaterais que se apresentavam ao preparar um guerreiro, justificavam a idéia de reformular as antigas Artes para preparar a novas gerações de gerentes-guerreiros para competir-guerrear no novo terreno de luta, o comércio mundial globalizado.

A sua vez, se exercitavam no estudo das suas tradições e treinavam-se fisicamente.



Aproximadamente no ano 1942 dois antigos mestres de Artes Marciais criaram dois métodos modernos.



Um foi chamado de Judo que significa Caminho da suavidade e foi desenhado como um desporto olímpico, regulamentado, sem nenhuma das técnicas que podiam provocar a morte ou feridas graves e sem nenhum laço com o misticismo antigo, o que permitiu sua difusão no ocidente.



Paralelamente o mestre Morihei Uyeshiba desenvolveu, baseando-se em técnicas similares, um sistema sem restrições onde não existiam os torneios nem as competições, postulando que nosso principal aliado ou inimigo estava dentro de nós mesmos.

O objetivo é: "matar dentro de nós mesmos, a necessidade de matar".

Este sistema extremadamente requintado de controle das agressões externas baseava-se em poucos princípios e numa infinidade de conhecimentos biomecânicos, sociológicos e psicológicos.


Princípios fundamentais do Aikido


  • Coordenar a respiração com o movimento próprio.

  • Não realizar nunca força de contração muscular.

  • Afirmar a base (pés e pernas).

  • Relaxar toda a parte superior do corpo.

  • Desde a base firme, utilizar o centro de gravidade de corpo (perto do umbigo) como centro gerador de movimento que se transmite até a ponta dos dedos das mãos totalmente relaxadas (o efeito é como o estalo dum chicote).

  • Se nos empurram cedemos, se somos puxados entramos.

  • Se unir ao movimento do outro, sem chocar e acompanhando-o até que se esgote sua força , daí em mais dirigir a unidade formada pelo adversário e nos mesmos, numa trajetória circular com eixo em nosso centro de gravidade até imobilizar ao agressor sem danar-lo.

  • Manter constante a atenção em nos mesmos e no resto do ambiente.

  • Todas as técnicas começam e terminam com respeito (atenção às formalidades)./li>

  • Quando nos toca atacar, fazer com intenção firme e flexível ao mesmo tempo.

  • As articulações sempre se dobram no sentido natural.

Para poder treinar todos estes princípios se conta com uma série gigantesca de técnicas que se podem praticar frente aos agarres, golpes, bastões, sabres e facas de madeira.

Quem ataca é geralmente imobilizado no chão, por isso, se requer aprender a cair sem se machucar (o Aikido é freqüentemente chamado a Arte das quedas), isto também leva que se deva praticar sobre superfícies acolchoadas.

A metodologia do Aikido baseia-se em trabalhar em duplas, uma vez um ataca e o outro se defende, logo trocam os papéis.



Se as parelhas formadas são muito diferentes (forte-débil, homem-mulher, lento-acelerado, jovem-idoso) trabalham alternativamente o relaxamento, a potência, a técnica, a resistência ou a postura, procurando os mais avançados harmonizar com os menos avançados e tirando ambos proveito da prática.

A mesma técnica pode ser focada como defesa pessoal, exercício da saúde ou prática da harmonia.

Oferecem - se as ferramentas para não utilizar a força, por isso, esta passa a ser um fator de baixa importância.


Descrição aproximada de uma classe.

  • Ingressa-se ao recinto de prática, ataviado com quimono (ou um moletom) e descalço.

  • Começa a aula cumprimentando ao professor.

  • Realiza-se uma ginástica suave que tem por objeto, alongar os músculos, flexibilizar as articulações e prover de um tom muscular para a prática.

  • Realizam-se uma série de exercícios respiratórios que têm por objetivo, coordenar os movimentos corporais com o ritmo respiratório.

  • Realiza-se uma prática das técnicas básicas para cair.

  • O professor mostra uma técnica com um aluno.

  • Elegem-se duplas e saúdam-se.

  • Tentam executar a técnica que mostrou o professor da forma mais similar possível.

  • Se alternam como atacantes e defensores.

  • O professor vai corrigindo por duplas e atendendo as dúvidas que se apresentam.

  • Este processo de mostra e cópia, repete-se com várias técnicas.

  • Realizam-se uma série de exercícios respiratórios ou com armas.

  • Termina-se a classe cumprimentando.


Trata-se de trabalhar, cada um no seu ritmo, sem falar e sem se distrair sumindo-se no movimento, atentos à distância, ao colega e aos demais praticantes.





Que se pode obter com a prática?

  • Um método de defesa pessoal, não agressivo.




  • Na prática trabalham-se técnicas de controle de golpes e agarres, acompanhando o movimento agressor até conseguir imobilizá-lo por completo ou ficar fora do seu alcance.
    Não se treina a forma de atacar, só como neutralizar uma agressão.
    Com o tempo, o praticante é introduzido no conhecimento dos Atemis que são formas de atalhos nas técnicas complexas, mediante percussão sobre pontos vitais, usando todo o poder do movimento para neutralizar ataques com a intenção de lastimar ou danar severamente ou onde a segurança física real esteja comprometida.
    A complexidade das técnicas de Aikido é real, mas com o tempo estas técnicas se podem realizar junto com Atemis que transformam o movimento num excelente método de defesa pessoal.
    É muito importante também a Arte de saber cair, que por se mesma é uma ferramenta valiosíssima na defesa pessoal.


  • Flexibilidade nas articulações




  • Cada uma das articulações do corpo (dedos, pulsos, tornozelos, quadris, cotovelos, pescoço) é movimentada em cada técnica de Aikido.
    Como as retenções são feitas alongando, ao máximo, cada articulação no sentido em que elas viram naturalmente, se procura que o praticante que é retido vá esticando com ajuda de seu colega a articulação tomada.
    Isto se faz bem devagar e mediante uma expiração longa, sendo notório com poucas aulas, como o ângulo de rotação de cada articulação se vai incrementando.


  • Alinhamento da coluna vertebral




  • A forma de executar os movimentos (base sólida e torso relaxado) junto com o trabalho de extensão desde o centro de gravidade e o trabalho de quedas com rolamento têm como valor agregado, o alinhamento coreto das vértebras lombares, dorsais e cervicais, evitando os famosos esmagamentos de nervos que são causa habitual de enxaquecas, dores musculares e problemas para caminhar.

  • Melhora postural

  • Em todas as técnicas se procura respirar corretamente e relaxar todos os músculos, coisa que só se pode conseguir em movimento com uma boa postura (costas retas, queixo retraído, ombros relaxados) isto leva para uma melhor postura na vida diária.

  • Capacidade de relaxamento em situações difíceis




  • A diferença de outros métodos de relaxamento que trabalham acondicionando o meio para a prática (ambiente sereno, temperatura agradável, silêncio, etc.) no Aikido deverá relaxar-se na frente de uma pessoa que o ataca o agarrando-o ou o golpeando-o e no meio de vários outros grupos que realizam técnicas.
    Se procura obter relaxamento dinâmico no meio do movimento o que é muito similar às situações que podem se apresentar em nossa vida diária.


  • Uma técnica para trabalhar sem utilizar a força e com alto rendimento.

  • Acho que esta aprendizagem justifica por se sozinha a prática do Aikido, podemos ser jovens e muito fortes, mas sempre há alguém que tem mais força e de não ser assim, o passo do tempo se ocupará de diminuir nossa força física.
    Aikido baseia-se em usar, a dinâmica do movimento, o desequilíbrio, a respiração, a extensão muscular, o manejo da distância e a estrutura corporal da forma mais inteligente em termos biomecânicos o que permite substituir o uso da força bruta.
    Junto com tudo o anterior, o fato de controlar a respiração e de concordar com nosso colega o ritmo da prática nos permite trabalhar o movimento como um exercício aeróbico.


  • Conhecer nosso corpo em movimento.

  • Numa classe quase nunca se está quieto, se não está a atacar, está a realizar uma técnica ou recebendo uma queda.
    Em muitos aspectos a aprendizagem é eminentemente prática, aprende-se com o corpo e você conhece seus limites e possibilidades corporais.
    O domínio do Aikido parece-se à forma de aprender a dirigir um carro, isto é, ao princípio concentrarmos na técnica e depois esquecer-lha.
    Um engenheiro recebe na Faculdade, todas as ferramentas teóricas para, por exemplo, construir pontes, mas isto não o habilita para que possa realizar seu trabalho eficientemente, para isso deverá trabalhar em vários anos e obter a mana que ao ser unida a seus conhecimentos teóricos farão dele um reconhecido fazedor de pontes excelentes.
    No Aikido se procura desenvolver a manha para uma utilização dela na vida diária, em termos derivados da linguagem japonesa o como fazer.

  • Aprender a relacionar-nos com os demais desde o corporal.

  • A prática introduz-nos ao campo da interpretação corporal, isto é ler no movimento e a postura do outro, o que sua linguagem pode estar a ocultar.
    Assim mesmo contribui a que nosso corpo se expresse dinamicamente em concordância com nossos pensamentos e emoções.


  • Uma filosofia de não-agressão fundamentalmente prática.

  • Em cada classe respeitam-se e se incorporam as normas de etiqueta que se revelam, além das suas razões originais, como um bom treinamento para nos relacionar com os demais desde a firmeza às vezes e outras desde a suavidade, mas sempre com respeito ao outro.

    Respeito ao valor e experiência dos idosos, respeito ao dinamismo e a energia dos jovens, respeito a uma mulher pela sua natural plasticidade, respeito ao forte e cuidado com o débil.



    Com a prática vai-se incorporando a noção que quem briga está enganado, que não é necessário chegar a isso, que um golpe ou uma queda podem ter conseqüências devastadoras.

    Aprende-se a ser pacífico desde a interna tranqüilidade de sentir-nos preparados para reagir corretamente ante qualquer circunstância.

  • Melhora de todos os parâmetros psicofísicos que requerem de atividade física.

  • Ao ter características de exercício aeróbico obtêm-se todas as vantagens destes (resistência cardiorrespiratória, boa irrigação e circulação sanguínea, tonificação muscular, queimado de gorduras) também melhora a flexibilidade e a resistência muscular, a velocidade e principalmente, o uso do timming e a habilidade para realizar tarefas motoras.

    Como em todo exercício físico, são geradas endorfinas que criam um bom estado de ânimo e é um auxiliar importante na luta contra a depressão e os estados anímicos negativos.


Integrar-se a um grupo de gente que compartilha uma prática, independentemente de sua situação social, física e intelectual.

A prática tem um de seus pilares fundamentais no ajudar ao outro e esse outro pode ser absolutamente diferente a nós em muitos aspectos.

A forma de perceber aos estudantes avançados de Aikido é que podem treinar com qualquer tipo de pessoa, se adaptando a seu ritmo e sem perder sua técnica.

É interessante fazer notar que dentro do sistema de formalidades, se usam regras hierárquicas o grau vem dado pela antiguidade na pratica e estabelece uma relação Sempai - Kohai (experiente-calouro) que carrega de responsabilidades tanto a um como ao outro.



O Sempai é o responsável da segurança de ambos e de que as técnicas se desenvolvam corretamente, o Kohai deve seguir as instruções do Sempai desta forma se gera um respeito bidirecional baseado no conhecimento, a gratidão pelo ensino e uma abertura mental que admite que o outro possa olhar as coisas de um jeito diferente que nós.




Como resumem:


A educação da Personalidade e do Corpo através do Aikido vem a encher uma área geralmente deixada de lado na educação formal.

Isto é, o trabalho por repetição, sem intervenção direta do intelectual, o desenvolvimento do instinto e da forma de nos adaptar a condições cambiantes onde não tem tempo de estabelecer modelos de simulação e a resposta deve ser imediata.

Quero deixar em claro que não considero a este conhecimento superior ao que se brinda na educação formal, mas que é muito util na vida pessoal e profissional contar com o poder de raciocinar corretamente e o de um instinto eficaz quando a razão não é suficiente.

Desde faz aproximadamente uns 20 anos venho escutando falar das qualidades do Japão para levantar-se industrial e socialmente depois da guerra.

De gurus do management que propõem situações e exercícios para melhorar o rendimento das empresas e da auto-ajuda pessoal.

O conceito de flexibilidade superou ao de força no manejo empresarial, onde se valoriza mas ao moderno Líder (acompanha, harmoniza, dirige com o exemplo) que ao antigo chefe ditatorial.

Os antigos tratados de estratégia oriental (por exemplo: O livro dos cinco anéis) estudam-se e analisam nas universidades e são livros de consulta dos consultores de empresas.

A qualquer profissional técnico, social ou artístico se lhe exige que se relaxe para realizar corretamente sua tarefa, mas ¡Ninguém ensina como fazer!.

Através de 25 anos de relação com o mundo das Artes Marciais (Karate, Taekwondo e Aikido) e visto passar inumeráveis profissionais pelos lugares de prática e dar-se conta que a aprendizagem repercutia favoravelmente em sua atividade profissional e na sua vida social.



Desde faz mais de 15 anos meu objetivo como aluno e professor de Aikido foi o apresentar as Artes Marciais como uma atividade educativa.

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