quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

9 - ZANSHIN - Atenção flutuante.

Mover-nos sem permitir que a mente se detenha em coisa nenhuma.

Bokuden e seus três filhos



Boduken grande mestre do sabre, recebeu num dia a visita de um de seus colegas.

Com o fim de apresentar a seus três filhos ao amigo, e mostrar o nível que tinham atingido seguindo seu ensino, Boduken preparou uma pequena ação:

Colocou um jarro sobre o borde de uma porta deslizante, de maneira que este caísse sobre a cabeça daquele que entrasse na habitação.
Calmamente sentado com seu amigo, ambos em frente à porta, Boduken chamou a seu filho maior.

Quando este se encontrava diante da porta, se deteve. Após tê-la entreaberto, pegou o jarro antes de entrar. Entrou, fechou a porta por trás dele, colocou de novo o jarro sobre o borde da porta, e saudou aos mestres.
- Este é meu filho maior - disse Boduken sorrindo - Já atingiu um bom nível, e vai em caminho de se converter num Mestre.

A seguir, chamou a seu segundo filho. Este deslizou a porta e começou a entrar. Esquivando por um fio de cabelo o vaso que esteve a ponto de lhe cair sobre a cabeça, conseguiu pegar ele no ar.
- Este é meu segundo filho. - explicou ao convidado - Ainda lhe falta um longo caminho por percorrer.

O terceiro entrou precipitadamente e o jarro caiu-lhe sobre o pescoço, mas dantes de que tocasse o solo, tirou da bainha seu sabre e, com um golpe só, o partiu em dois.
- E este - acrescentou o Mestre - é meu filho menor, é a vergonha da família, mas ainda é jovem.


As Artes Marciais devem grande parte de seu desenvolvimento a um tipo de filosofia-meditação muito desenvolvida em Japão conhecida como Zen.

O Zen como método postula que devemos nos sentar e deixar os pensamentos passar, sem os analisar e sem ir-nos atrás deles.

Como método para descobrir quem está por trás de nossos pensamentos e qual é a função da corrente que une constantemente um pensamento a outro.

Vivemos num constante diálogo conosco mesmos que nos impede ter uma visão clara da realidade.

A busca do Zen é quase a mesma busca das Artes Marciais, a visão clara e a atenção flutuante que não se detém em nada, que vê tudo e nunca fica fixa no passado nem projeta para o futuro.

Pensem em que importante é para um guerreiro o poder conseguir um estado de ânimo desse tipo, já que para ele, uma distração é morte quase segura.

Essa cercania e possibilidade verdadeira e real de morte em qualquer momento é o que levou no passado aos guerreiros a estudar o Zen e, no caso particular do Aikido, a formar quase totalmente seu fundamento teórico.

O Zen é a imobilidade total do corpo unido a uma mente sem ligações e que pode se mover e reagir em qualquer sentido e em qualquer momento.

As Artes Marciais são a imobilidade total da mente com um corpo que pode se mover livremente em qualquer sentido e em qualquer momento.

Assim analisando desde nossa vida diária, é fácil perceber que este tipo de personalidade seria extremamente útil nestes dias de mudanças permanentes, avances tecnológicos e relações familiares e trabalhistas que mudam mês a mês, tratando com extrema dureza a quem não consegue se adaptar às mudanças.

O estado final que propõem quase todas as Artes Marciais como indicador de que alguém é um especialista num determinado sistema, é ter passado por todos os estados que tratamos neste estudo, mantendo todo o aprendido num passo ao passar ao outro.

Como síntese final e resumem poderíamos dizer:

Estrutura de aprendizagem das Artes Marciais.

1 - Encontrar nosso centro de poder e aprender a usá-lo (Ki - Kokiu).

2 - Unificar nosso corpo com nossa mente utilizando o conceito de centro de poder e a respiração como ferramenta de unificação (Aiki).

3 - Manter nossa unificação Mente-Corpo enquanto interagimos com outra pessoa, tentando também nos unificar com seus movimentos e intenções. (Irimi-Tenkan)

4 - Conduzir o movimento resultante de ambos ao redor de nosso centro (Aikido).

5 - Uma vez conseguidos os passos anteriores, estendê-los para mais de uma pessoa, começar a realizar nossa atividade consciente do médio ambiente que nos rodeia, sem que nada nos distraia e com nossa atenção livre para poder processar informação de qualquer lado, sem perder nenhum dos passos anteriores.

Veja, nos seguinte vídeo, extraído do filme Musashi baseado no livro do mesmo nome que é uma espécie de "E o vento levou" da cultura japonesa.

Os samurais Musashi e Kojiro passam durante décadas esperando o momento de se enfrentar em duelo, tem cada uma deles, diferencias enormes na moral e disciplina, mas são quase iguais em qualidade, técnica e entrega.

Vejam como Musashi (de roupas mais oscuras e armado somente com um remo de madeira) procura ficar de costas ao sol para que ele incomode a visão de seu adversário.

Mas sobre tudo, vejam a intensa união que existe entre os dois "oponentes" como sua atenção está totalmente fixa no outro e no meio-ambiente.

Isso, nas Artes Marciais é Zanshin.




Este estado é conhecido como Zanshin e é a meta mas ambiciosa do estudo sério de qualquer Arte Marcial, abre o caminho ao estudo da Ecologia e o Amor pela Natureza e apresenta os fundamentos da defesa pessoal mas ambiciosa , que compreende perfeitamente que só triunfa, quem melhor conhece e lê o terreno onde se desenvolvem as ações.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário