quinta-feira, 26 de março de 2009

Princípios do Aikido aplicados na Medicina

Uma matéria na que se descreve como um médico de 81 anos com experiência de longa data na Arte Marcial Aikido, criou e está aplicando um método para mexer pessoas acamadas em fazer esforço demais e sem provocar danos ao executor nem à pessoa acamada.


Da Folha de São Paulo de hoje: (26/03/2009)

SAÚDE

Aikido funcional

Método baseado em arte marcial ensina a mover e transferir pessoas acamadas usando pouco esforço, o que previne lesões nos cuidadores e dá mais segurança aos pacientes

FLÁVIA MANTOVANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cuidar de uma pessoa acamada é um desafio por vários motivos. Um deles, que pode passar desapercebido, é a força física exigida para movimentar e transferir o paciente. Mudá-lo de posição na cama, ajeitá-lo na cadeira ou levá-lo para o banho são gestos cotidianos que, se forem feitos de forma inadequada, podem gerar problemas posturais e lesões por esforço repetitivo nos cuidadores.
Ao observar essa dificuldade, o fisioterapeuta francês Paul Dotte, 81, criou um método que se propõe a prevenir o problema. Praticante de aikido desde a juventude, Dotte criou, em 1961, sequências de movimentos mais ergonômicos baseadas nessa arte marcial oriental.
Assim como o praticante de aikido usa a energia de seu atacante para controlar suas ações com o mínimo esforço possível, no método Dotte o cuidador usa o peso do próprio paciente na hora de mexê-lo.
"Percebi que os movimentos dos cuidadores eram inadequados e que, consequentemente, os pacientes ficavam prejudicados", afirmou Dotte à Folha, por e-mail, na semana passada.
Referência em sua área, ele foi diretor por 18 anos da escola de fisioterapia do hospital universitário de Montpellier (França) e foi membro da diretoria das federações francesa e europeia de fisioterapeutas.
Além de dar segurança ao paciente, o objetivo do método é reduzir os danos e as lesões de quem o manipula, que podem ser tanto enfermeiros, fisioterapeutas e outros cuidadores profissionais quanto familiares. A ideia é que, com os novos gestos aprendidos, eles consigam manusear os pacientes com mais eficiência, o que reduz os danos osteomusculares.
"O método proporciona mais habilidade no manejo dos pacientes e reduz o temor de causar lesões, já que são utilizados gestuais amigáveis e ergonômicos", completa Dotte.
Um dos discípulos de Dotte, Max Abric, chegou ao Brasil no início da semana para ajudar a implementar, em São Paulo e no Rio de Janeiro, grupos de capacitação de cuidadores baseados no método Dotte.
"A técnica permite que uma só pessoa faça, sem tanto esforço, uma ação que exigiria a ajuda de mais alguém", exemplifica Flávio Pinheiro, fisioterapeuta da Pronep, empresa brasileira de assistência domiciliar que já ensina a técnica a instituições de saúde conveniadas e planeja um curso gratuito para familiares cuidadores no segundo semestre.
Pinheiro afirma que os exercícios são adequados ao perfil do paciente: se ele estiver consciente, pode participar da ação, ajudando nos movimentos. Para o fisioterapeuta, a vantagem do método é focar tanto no doente quanto no cuidador. "No dia a dia, as pessoas acabam dando um jeito: há quem use lençóis, puxe o braço do paciente, pegue pelo seu pescoço. Mas, como ele está frágil, esses puxões podem gerar luxações, por exemplo. E o cuidador pode ter tendinite ou lesão."
A técnica também é ensinada na França, na Espanha e na Austrália. Dotte não tem livros publicados no país, mas lançou um título em Portugal, "Gestos e Ativação para Pessoas Idosas", pela editora Lusa Ciência.

PALESTRA SOBRE O MÉTODO

Jornada Pronep: 27/3, das 9h15 às 10h30; r. Sena Madureira, 1.355,
São Paulo; preço do evento (outras palestras incluídas): R$ 350; tel. 0/xx/11/5087-3470.

1 comentário

Kimberly disse...

Esta técnica de aikido parece-me uma excelente ideia, e segundo a revista médica chamado buy cialis, foi dito que o medicamento está sendo revolucionada com novas técnicas, às vezes, outras vezes naturalesy como este, experimental, mas no final sempre funciona graças ....

Postar um comentário